quarta-feira, 30 de outubro de 2013

5 Fatos interessantes sobre o Halloween

1. Halloween é o segundo maior feriado comercial da América.

Perdendo (feio) para o Natal. Halloween é o super Caminhão do Faustão comercial da América, onde as pessoas gastam cerca de $6,9 bilhões de dólares estimados anualmente em doces, trajes, decoração e muito mais.

2.No começo, o trick-or-treating ou famoso doce ou travessuras era feito com comidas.

A tradução literal seria truque-ou-tratamento que seria o mesmo que aprontar-ou-tratar bem.

A primeira hipótese:

A tradição de pedir doces, o trick or treating, tem origem em antigos costumes celtas. Na comemoração da última colheita, os celtas pedia comida de porta em porta para oferecer aos deuses

A segunda hipótese:

Outra possível origem para o trick-or-treatiné um costume europeu do século IX: naquela época, no dia 2 de novembro (Dia dos finados), os cristãos iam de vila em vila pedindo bolos feitos de pedaços quadrados de pão de groselha, os soul cakes. Quanto mais soul cakes, mais orações eram prometidas às almas dos parentes mortos naquela casa. Na época, acreditava-se que os mortos ficavam no limbo e que as orações apressavam sua ida para o céu.

3.A lanterna de Jack foi iluminada pelo DIABO!
Não entendeu? Então vai dizer que nunca viu uma dessas:


A lenda contava o seguinte: Um homem chamado Jack, alcoólatra e grosseiro, em um dia 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o Diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago, então pede ao Diabo para se transformar em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack a põe na carteira cujo fecho é em forma de cruz. Desesperado, o diabo implora pra sair e Jack propõe um trato:  libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem sua esposa e filhos, vai a igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo.

No ano seguinte, na noite do dia 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Esperto como sempre, convence o Diabo a pegar uma maçã em cima de uma árvore. O Diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha a cruz no tronco. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o aborreça. O Diabo aceita e Jack o liberta da árvore

Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada devido ao números de pactos com o Diabo. Sem alternativa, vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, mas com pena da alma perdida de Jack, joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo.

4. A origem da lanterna feita com abóboras na verdade era um nabo.
Continuando a história anterior:

Jack então põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando sem rumo. Os nabos da Irlanda eram usados como Lanternas do Jack originalmente, mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam eram mais abundantes que nabo. Então Jack O'Lantern (Jack da lanterna) na América passou a ser uma abóbora iluminada com uma brasa.

5.O halloween não tinha relação com bruxas no início

A origem do halloween remonta a tradição dos povos que abitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com fortes diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (Samhain significa literalmente "fim de verão" na língua celta)

É isso
Flw Crazy !! xD